segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Rússia tenta evitar desastre ambiental depois de vazamento de combustível de navio

Rússia - A mancha de combustível que vazou neste domingo do navio petroleiro Volga-Neft atingiu nesta segunda-feira a costa russa no estreito de Kerch, que separa o Mar Negro e o Mar de Azov, informaram as autoridades portuárias russas. As autoridades locais mobilizaram cerca de cem pessoas para participar das tarefas de limpeza do combustível que vazou, estimado em 1,2 mil t.

O subdiretor do Serviço Federal de Proteção da Natureza da Rússia, Oleg Mitvol, afirmou no domingo que "as tarefas para restabelecer o estado ecológico do estreito levarão meses".

O navio Volga-Neft se partiu em dois na madrugada de domingo perto do porto russo Kavkaz, no estreito de Kerch. Os 13 tripulantes do petroleiro sobreviveram ao acidente e foram resgatados horas depois.

No domingo, ventos de até 100 km/h e ondas de cinco metros transformaram o porto em uma zona de catástrofe. Cinco embarcações naufragaram e quase vinte marinheiros estão desaparecidos.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, as equipes de resgate encontraram perto da península russa de Tuzla os corpos de três tripulantes do navio Najichevan, que transportava enxofre. Vários helicópteros e 20 navios de salvamento buscam outros cinco tripulantes do navio e das outras embarcações que naufragaram na região.

As informações são da EFE

Nenhum comentário: